Top 5 dos filmes para amantes de artes marciais

Definimos o top 5 dos filmes para os fãs de artes marciais, não em função dos seus resultados de bilheteira, nem pela sua pura qualidade artística; estes 5 filmes foram escolhidos pois ajudaram a definir a forma como o mundo encara o cinema de artes marciais, ao longo de décadas.

Os Sete Samurais

Akira Kurosawa é reconhecido como um dos melhores realizadores de sempre. Este seu filme de 1954 é um grande clássico, a ser visto por todos os fãs de artes marciais.

The Legend of Drunken Master

Num dos seus primeiros grandes filmes, o imenso Jackie Chan ganha poderes à medida que consome álcool. O filme foi muito bem recebido, em 1978, e lançou Chan para o estrelato.

Enter The Dragon

Muitos críticos consideram este como o filme no qual Bruce Lee consegue demonstrar da melhor forma o seu virtuosismo enquanto praticante de artes marciais. O filme foi lançado apenas 6 dias depois do seu falecimento, em 1973.

Karate Kid

Lançado em 1984, o filme adota o formato mais simples: um jovem americano procura a sabedoria e a técnica de um mestre asiático de modo a poder vir a alcançar a justiça e a derrotar rufiões maiores e mais fortes do que ele. A sua simplicidade e o seu respeito pelo esquema tradicional dos filmes de kung fu chineses, mas adaptado a um contexto facilmente identificável pelo público americano, ajudam a explicar o seu imenso sucesso comercial.

Kill Bill

O virtuosiskill-bill-the-bridemo de Beatrix Kiddo (interpretada por Uma Thurman) com a catana, a espada japonesa, bem como a sua beleza física, qualificam Kill Bill (e a sua sequela) como um dos grandes filmes de artes marciais de sempre. Agora, a força era dada a uma personagem feminina, cortando com o habitual neste género de cinema. Lançado em 2003, o filme contribuiu para reacender o interesse por grandes cenas de luta, que havia declinado ao longo da década anterior.