Tai Chi Chuan: arte marcial para lutar ou para ficar saudável?

Hoje com uma pequena pesquisa na Internet é possivel verificar que existem alguns instrutores de Tai Chi que dizem dar aulas para ensinarem as pessoas a lutarem ou a auto defenderem-se, enquanto que outros afirmam que usam o Tai Chi para que as pessoas fiquem mais saudáveis.

Confuso certo? Errado! Na verdade Tai Chi é Tai Chi! Tai CHi Chuan é realmente uma bela forma de artes marciais.

Então porque surgiu esta diferença?

shanghai lifeNa realidade não existe diferença entre o Tai Chi usado para a luta e o Tai Chi ensinado como forma de manter o corpo saudável. É claro que há muitos “chamados” instrutores de Tai Chi no mundo que gostam que as pessoas pensem que as duas coisas são diferentes. Isto acontece porque muitas das pessoas que estão ensinando Tai Chi apenas obtiveram a sua certificação num workshop de fim de semana, pelo que a única maneira que têm para tentar competir no mercado com alguém que realmente sabe Tai Chi.

São praticados os mesmos movimentos?

Sim, os movimentos base são praticados nas duas variantes, contudo muitas vezes os instrutores de Tai Chi para a saúde não entendem os movimentos que estão a ensinar.

Outra questão é os instrutores não entendem o verdadeiro significado das expressões jing, expressões estas que fazem do Tai Chi uma prática muito saudável. Logo se não são usadas de forma correta, a sua força como prática saudável é perdida.

O que é mais importante

Existem aspectos estruturais e internos específicos para os movimentos e expressões no Tai Chi. Instrutores que apenas aprenderam num curto período de tempo não possuem todo o conhecimento necessário para conseguir transmitir de forma correta todos os ensinamentos desta arte.

Para aprender os aspetos estruturais e internos específicos desta arte marcial, os alunos devem aprender com alguém que entenda o funcionamento estrutural e interno do Tai Chi. Os professores que realmente entendem a estrutura e funcionamento interno do Tai Chi também conhecem os seus aspetos de auto-defesa, isto porque sem os esses aspetos o Tai Chi não funciona como auto-defesa.