Os truques do Karate

O karaté é uma arte marcial cuja filosofia envolve não só o desenvolvimento de técnicas específicas mas também a prática regular ao longo da vida. Falar de truques ou dicas para aprender o karaté é um risco, pois importa definir bem o conceito; não existem atalhos nem caminhos mais simples para se tornar um mestre nesta arte marcial. Vejamos alguns dos principais “truques”, neste sentido concreto.

Compreender a filosofia

O karaté é visto como uma disciplina de violência extrema, quando na verdade é precisamente o oposto. Trata-se de dominar o corpo e a mente ao ponto de alcançar um estado de grande tranquilidade e paz de espírito, bem como de autoconfiança. Será necessária igualmente uma dose de humildade e de disciplina, tendo em vista a aceitação dos ensinamentos e das atitudes e comportamentos que requerem. Sem compreender e incorporar integralmente a filosofia subjacente ao karaté, o estudante não fará progressos nem retirará qualquer benefício da sua experiência.

Meditação e Aquecimento

Fazer aquecimento e alongamentos é algo comum a qualquer outra arte marcial ou desporto. Contudo, ainda antes disso é conveniente que o karateka dedique alguns minutos à meditação. Deve libertar-se dos pensamentos quotidianos, sejam preocupações de trabalho, familiares ou lazer, até se encontrar totalmente focado.

Repetição

Alguns karatekas mais inexperientes questionam o porquê da repetição dos “kata”, ou exercícios, vezes sem conta. Neste cas263237928_3685901b69_bo, importa repetir o primeiro ponto – compreender a filosofia do karaté – e relembrar que é pela repetição que se chega à perfeição. Esta lição é válida tanto para o karaté como para qualquer outra atividade ou tarefa nas nossas vidas. A repetição faz parte do caminho; muitas horas depois, os “kata” serão como que uma segunda natureza do nosso corpo e da nossa mente.

Neste sentido, há muitas outras atividades que são bem mais fáceis e oferecem recompensas imediatas, como jogar no casinoonline.pt, onde basta um golpe de sorte para ganhar. Todavia, no karaté os golpes certeiros nunca são de sorte, mas sim fruto do trabalho. A longo prazo, só a luta pelo aperfeiçoamento contínuo, desfrutando-se do caminho de aprendizagem, sem perder de vista o objetivo final, poderá garantir bons resultados.

Força e velocidade

As artes marciais desenvolvem as capacidades do praticante. Isto significa que ter mais músculo não significa ser mais forte. A chave está em combinar força e velocidade. Quanto maior a velocidade aplicada no golpe, maior será a força associada. E a maior velocidade nos movimentos só é atingida tendo em atenção o ponto anterior: a repetição, determinada, humilde e incansável.