Os truque do Judo

O judo é uma das artes marciais modernas, embora já possua mais de um século de história, tendo nascido no final do século XIX. Sendo um desporto olímpico, são muitos os aspirantes que procuram aprender as técnicas ; pelo caminho, desenvolvem as suas personalidades, seguindo os passos dos campeões portugueses Telma Monteiro e Nuno Delgado. Vejamos agora alguns truques para utilizar no judo.

Suavidade

O judo é uma arte subtil e in1024px-Judo_throwteligente. O uso excessivo da força é uma reação típica dos iniciantes, que rapidamente aprendem que isso lhes traz desvantagens no confronto com judocas mais experientes. O praticante deve focar-se no equilíbrio do adversário e não no seu peso e ter consciência que a força será a mais ineficiente das ferramentas para desequilibrá-lo.

Simulação

Grande parte do sucesso do judo provém de conseguir desequilibrar o adversário ou aproveitar os seus próprios desequilíbrios. Neste sentido, mais até que em outros desportos, a simulação pode ser uma arma muito eficaz. Um exemplo clássico é a simulação do soei nage para posterior concretização do kouchi gari.

Transições

Para os praticantes um pouco mais avançados, será importante treinar as transições entre técnicas de pé (tachi-waza) e mão (ne-waza), isto é, finalizar ou estrangular o adversário logo após uma projeção por exemplo. Os judocas que conseguem fazer a transição com facilidade já se encontram num patamar de relativo à vontade com as principais técnicas e começam a sentir-se cada vez mais “donos” do tatami. Tenha em atenção que será extremamente difícil dominar as transições sem controlar devidamente cada um dos conjuntos de técnicas.

Alimentação, treino, foco

Enquanto arte marcial e atividade desportiva, o judo partilha os requisitos básicos com qualquer outro desporto. Manter um regime de alimentação saudável é absolutamente essencial, para que o corpo e a mente se mantenham na sua máxima força; o treino regular é essencial para o aperfeiçoamento gradual; manter o foco, quer no treino quer na competição, é imprescindível para obter os melhores resultados.