O estilo único de luta de Jackie Chan

Jackie Chan é uma das grandes referências do cinema de artes marciais de todos os tempos. Alguns críticos colocam-no numa galeria juntamente com Bruce Lee e Jet Li, enquanto outros representantes deste género não concordam; Pese agora as diferenças entre as personagens e os filmes desenvolvidos:

Wing Chun e Zui Quan

Embora tenha estudado outras artes, como o judo, o taekJackie_Chan_Canneswondo ou o boxe, a formação de base de Jackie Chan é o Wing Chun, que é também uma dos mais importantes estilos marciais agrupados sob a designação mais genérica de “kung fu”. Não obstante, também associamos Chan ao estilo Zui Quan, a arte marcial que imita os gestos de uma pessoa embriagada, muito graças ao seu desempenho no filme “The Drunken Master”.

O oposto de Bruce Lee

Uma das características que se tornaram marcantes no trajeto de Jackie Chan foi o facto de a sua “persona”, com traços comuns a vários filmes que protagonizou, se definir como uma reação a Bruce Lee. Lee era o herói rígido e infalível, enquanto Chan era apenas um homem comum, de boas intenções mas um pouco atabalhoado na sua ação e sempre dependente dos amigos ou da família. Da mesma forma, enquanto Bruce Lee era flexível e parecia o lutador perfeito, sempre controlando a situação, Jackie Chan era rígido, agitado e parecia estar prestes a perder o controlo a qualquer momento.

Duplo de si mesmo

Outro dos aspetos que tornou Jackie Chan célebre foi o facto de dispensar sempre o uso de duplos. O facto de a esmagadora maioria dos atores de Hollywood não serem super-atletas ajudou a criar a figura do duplo, o ator especializado em cenas de risco. Contudo, quando vemos Jackie Chan a executar saltos arriscados ou a esgueirar-se sorrateiramente por um buraco apertado, temos a certeza de que foi o próprio Chan a fazer a cena. Em vários dos seus filmes, os créditos finais são preenchidos com as cenas falhadas; Para atingir a perfeição técnica, também Chan precisava de tentar várias vezes até a cena sair perfeita.

Jackie Chan comportava-se como um jogador na www.roletaonline.pt, insistindo incansavelmente até conseguir um “jackpot” ou um bom prémio. O risco físico era bem real, pois, mesmo com toda a sua perícia, as manobras mais “cinematográficas” dificilmente seriam conseguidas à primeira tentativa. Mas o público, sabendo desta peculiaridade do ator sino-americano – a dispensa de duplos – inevitavelmente lhe reconheceu o mérito, filme após filme.