Como dominar as artes marciais

Já falámos do que é necessário para aprender artes marciais, mas ainda não referimos o que é necessário para ser um mestre. Certamente é necessário treinar durante anos, ser persistente e assumir totalmente os princípios da sua arte enquanto filosofia de vida. Mas existem outros pontos essenciais para se tornar um perito, que abordaremos em seguida.

Estudar a História

Os livros não ensinam a dominar uma técnica, mas são importantes para compreender o enquadramento geral, a “big picture”; mostram-nos toda a filosofia que está por detrás dos princípios de uma arte marcial. Saiba mais sobre a história dos mestres passados, do caminho que os levou a desenvolver as respetivas técnicas e de como chegaram até si.

Treinar com diferentes parceiros

Treinar sozinho e diariamente é importante. Mas, em última análise, para evoluir será necessário medir as suas capacidades contra adversários novos; que não conheçam a sua personalidade, os seus ataques, defesas e maneirismos mais frequentes. O seu próprio professor reconhecerá esta importância e poderá ajudá-lo a promover intercâmbios com outras academias da sua arte marcial, permitindo aos respetivos estudantes partilhar experiências.

Compreender a técnica e adaptá-la

Os grandes mestres souberam incorporar as técnicas do passado e adaptá-las à sua própria realidade ou experiência. Os casos mai5682592411_08e4d51cb4_bs célebres são os de Bruce Lee e Hélio Gracie. O grande ator sino-americano acabou por considerar os princípios que recebeu dos seus mestres demasiado formais e rígidos para a luta num cenário. Em resposta, Lee criou a sua própria versão, jeet kune do, que designou “o estilo sem estilo”. Já o estudante brasileiro de jiujitsu adaptou as técnicas que aprendera devido à sua debilidade física e foi tão bem sucedido que acabou por criar uma nova disciplina: o jiujitsu brasileiro.

Mesmo que não venha a criar uma nova arte marcial, será importante não seguir cegamente os ditames ensinados pela teoria, especialmente à medida que conseguir dominar os fundamentos básicos.