Qualquer lista das melhores academias de artes marciais do mundo torna-se necessariamente limitada. A diversidade de tradições, práticas e técnicas marciais, muito associadas à História e à cultura de cada país ou região onde nasceram, torna difícil identificar as melhores de forma objetiva. Em todo o caso, tentaremos agora identificar alguns dos melhores institutos de artes marciais do mundo, destacando-se nas respetivas áreas.

Commando Krav Maga

Sediado no Canadá, o Commando tornou-se u5683159352_59a37f9aaa_bm grande franchising da arte marcial israelita, através da certificação de formadores locais por todo o mundo. O seu fundador, Moni Aizik, foi 7 vezes campeão israelita de judo, colaborou com o exército para melhorar o conhecimento de luta corporal das tropas e trabalhou pessoalmente com Imi Lichtenfeld, o fundador do Krav Maga.

Tiger Muay Thai, Tailândia

Esta academia conta com a presença, entre outros especialistas, de Brian Ebersole, veterano do campeonato UFC. Além das técnicas de combate, o estudante poderá controlar o peso e melhorar os seus níveis de fitness.

Templo de Shaolin, China

Com uma história rica, de mais de 15 séculos, ligada ao estudo e desenvolvimento das artes marciais, o Templo de Shaolin, na China, nunca poderia ficar de fora de uma lista como esta. Na sua forma moderna, a academia foi estabelecida em 1978 e acolhe, nos nossos dias, cerca de 35.000 estudantes, empenhados em aprender o kung fu. A sua fama chegou ao Ocidente graças ao famoso filme “Heróis de Shaolin”, produzido em Hong Kong em 1977.

Gracie Academy

A academia dos descendentes de Hélio Gracie e Carlos Gracie, os fundadores do jiujitsu brasileiro, incorpora não só o nome mas também os princípios e a experiência da família Gracie. A academia inclui programas especiais dirigidos às mulheres, às vítimas de bullying e também para militares e agentes de segurança. Tal como o Commando Krav Maga, tem centros de formação espalhados por vários países, estando mais representado nos Estados Unidos.