Embora muitas pessoas pensem na expressão “artes marciais” como formas de luta corporal ou sem recurso a armas, o seu significado mais correto inclui também formas de combate com os mais diversos tipos de armas. Afinal, o sistema de valores dos samurais japoneses é, em vários aspetos, semelhante ao aplicado no karaté e em outras artes marciais orientais. Só as armas de fogo se encontram, pela sua natureza, excluídas do conceito. Vejamos algumas das principais artes marciais que utilizam armas.

Esgrima

Os Jogos Olímpicos modernos definiram as categorias de sabre, espada e florete enquanto sub-modalidades da esgrima, tal como foi desenvolvida, principalmente no Ocidente.

Kendo

Esta disciplina moderna é herdeira direta do kenjutsu, a prática de esgrima japonesa desenvolvida pelos samurais japoneses ao longo da Idade Moderna. O kendo utiliza uma espada de bambu, o shinai, bem como proteção corporal completa. O kendo influenciou o desenvolvimento, na vizinha Coreia do Sul, do kumdo, arte marcial em tudo semelhante à original japonesa.

Kalaripayattu

Na Índia, na Idade Média, surgiu uma disciplina que envolvia o uso de uma espada e de um escudo e combinações de “posturas” e “passos”, diferentes mas caracterizando-se sempre por grandes níveis de flexibilidade e velocidade.

Krabi-Krabong

O sudeste asiático assistiu ao desenvolvimento de várias artes marciais baseadas no domínio de armas diversas. Na Tailândia, o krabi-krabong inclui o domínio não apenas do krabi (uma espada semelhante ao sabre) e do krabang (um pau) mas também das daab song mue (espadas duplas) e do lo (escudo).

Nunchaku

Bruce Lee foi o primeiro a divulgar, entre muitos outros aspetos das artes marciais orientais, o uso de nunchuks, a arma que consiste em dois bastões unidos por uma pequena corda, utilizando geralmente um em cada mão. Depois de Lee, a arma foi referenci3QrowvbUzwXpTWoD6W7aRCjITa28VgjOada inúmeras vezes no cinema, na televisão e até em videojogos e desenhos animados; era a arma predileta de Miguel Ângelo,a Tartaruga Ninja. Com efeito, trata-se de uma arte marcial antiga, com origem em Okinawa (Japão).