A velocidade dos golpes de Bruce Lee

As capacidades físicas de Bruce Lee são lendárias. Porém, Lee não era apenas extraordinariamente forte, capaz de fazer flexões com os dedos ou cinquenta elevações com uma só mão sem parecer cansado; também a velocidade dos golpes de Bruce Lee era incrível. Tendo em conta as capacidades das câmaras de filmar da época em que viveu, Bruce era simplesmente demasiado rápido para que as imagens pudessem ser totalmente percetíveis – ao ponto de o produtor da série televisiva Green Hornet lhe ter pedido que abrandasse os seus movimentos; caso contrário, os tele-espetadores vê-lo-iam quase imóvel! Vejamos alguns exemplos.

Socos de uma polegada

No Youtube, é possível ver imagens originais de um espetáculo, no qual Bruce Lee assombrava a plateia com o soco de uma polegada. Sendo óbvio que, em condições normais, é preciso quehqdefault (2) o braço tenha uma área de impulso para que a mão possa exercer uma pressão sobre outra superfície – seja uma tábua de madeira ou um adversário – Lee conseguia o feito de, encostando o seu punho até a uma distância mínima, conseguir ainda assim criar dano. Nas imagens, o braço estendido de Lee sobre o peito do adversário parece apenas empurrá-lo, mas o movimento praticamente impercetível conseguia derrubá-lo.

A troca de moedas

Outra das exibições de Bruce Lee consistia em pedir a uma pessoa que, segurando uma moeda na palma da mão aberta, a fechasse assim que visse movimento, impedindo que Bruce conseguisse alcançá-la. Nessa fração de segundo, Lee conseguia tirar a moeda – e deixar lá outra.

Cinema: as “nunchuks”

Em “O Regresso do Dragão” (1972), são célebres as cenas em que Bruce Lee intimida e afasta um conjunto alargado de bandidos com o recurso a nunchuks, as armas tradicionais de Okinawa; esta arma são constituídas por dois pequenos bastões unidos por uma corda ou corrente. As cenas – tal como sua a carreira cinematográfica – são construídas em torno do virtuosismo de Lee no manejo das armas, sendo visualmente difícil, para os espetadores, acompanharem totalmente o seu rapidíssimo volteio.